Destaque

Spotify. A playlist dos portugueses

Spotify. A playlist dos portugueses

Portugal ouve as mesmas canções, apesar das diferenças de norte a sul do país. Essa foi a conclusão de um estudo do Spotify, serviço de streaming de música, que, em dia de Portugal, foi analisar as músicas preferidas dos portugueses. Analisou-se Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja e Faro, que apresentaram dados semelhantes.

As duas músicas que mais se ouviram nestas regiões portuguesas foi “See You Again” de Wiz Khalifa e “Lean On” de Major Lazer. Só no Top 10 de Beja se encontraram artistas portugueses: Carlão e Diogo Piçarra. Entre todas as regiões constam nomes como OMI, Kygo, Mark Ronson, Ellie Goulding, Hozier, Ed Sheeran, James Bay e Rihanna.

Curiosamente, para além da uniformidade do gosto musical português, também a altura do dia em que mais se ouve música em Portugal não varia. Os portugueses ouvem mais música no Spotify ao final da tarde, entre as 16h e as 18h.

Estas são as canções que mais vezes foram tocadas no Spotify da maioria dos portugueses.

Wiz Khalifa – See You Again (feat. Charlie Puth)

O rapper Wiz Khalifa, conhecido pela canção “Young, Wild and Free”, juntou forças com Charle Puth e lançaram “See You Again” para fazer parte da banda sonora do popular filme “Velozes e Furiosos 7″. O single foi um tributo ao ator Paul Walker, que faleceu em novembro de 2013 num acidente de carro. A canção detém o recorde de faixa mais transmitida em um único dia no Spotify nos Estados Unidos da América: 4,2 milhões de transmissões em 13 de abril de 2015.

Major Lazer & DJ Snake – Lean On (feat. MØ)

Major Lazer é um projeto criado pelo DJ e produtor americano Diplo e pelo francês DJ Snake. Foi na voz do artista dinamarquês MØ que fizeram o seu maior sucesso, “Lean On”, que chegou ao primeiro lugar no Top global do Spotify, com 2,9 milhões de escutas diárias.

OMI – Cheerleader – Felix Jaehn (Remix Radio Edit)

Em 2012, os OMI lançaram a canção “Cheerleader” sem qualquer pretensão de obter fama global. Foi em 2014, quando o produtor Felix Jaehn fez o seu próprio remix do tema, que alcançou o sucesso internacional. A música ouviu-se repetidamente nas pistas de dança e no Spotify dos portugueses.

Kygo – Firestone

O australiano Conrad Sewell dá voz a “Firestone”, canção do norueguês DJ Kygo. A canção foi lançada em dezembro de 2014, mas foi o videoclip que a tornou num hit internacional. Entre dia 9 e dia 30 de março de 2015 foi visto 24 milhões de vezes.

Mark Ronson – Uptown Funk

“Uptown Funk” é o single do quarto álbum de Mark Ronson, popular produtor britânico que já trabalhou com Amy Winehouse e Adele. Juntando forças com a voz de Bruno Mars,  a canção foi um sucesso comercial: esteve durante 14 semanas consecutivas no número 1 da US Billboard Hot 100, principal top americano.

Ellie Goulding – Love Me Like You Do

Ellie Goulding gravou “Love Me Like You Do” para inclui-la na banda sonora do filme “50 Sombras de Grey”. O sucesso do filme levou à popularização da canção, especialmente em Portugal, onde o filme foi bastante popular. Até “See you again” de Wiz Khalifa aparecer, “Love Me Like You Do” era a canção mais escutada no Reino Unido numa só semana (2.58 milhões de vezes).

Hozier – Take Me To Church

Apesar da canção ter sido lançada em setembro de 2013, “Take Me to Church” tornou-se num fenómeno global quando foi lançado o seu videoclip. Ficou 23 semanas consecutivas no top “Hot Rock Songs” do Spotify, foi das canções mais procuradas no Shazam, aplicação que identifica canções ouvidas, e foi nomeado para Canção do ano na 57º edição dos Grammys. A canção é de Hozier, artista irlandês, que crítica nesta canção a posição da Igreja Católica em relação à homossexualidade.

James Bay – Hold Back The River

“Hold Back the River” é o segundo single do disco de estreia de James Bay, “Chaos and the Calm”. A canção foi escrita por Bay e Ian Archer. Foi lançada no dia 17 de novembro de 2014.

Ed Sheeran – Thinking Out Loud

Ed Sheeran é dos artistas mais acarinhados pelos portugueses. Quando veio a portugal, na edição de 2014 do NOS Alive, arrastou um numerosas e fieis fãs ao recinto. “Thinking Out Loud” foi escrita por Sheeran e Amy Wadge e entrou automaticamente nos tops irlandeses, holandeses, dinamarqueses e britanicos. Chegou ao 2º lugar da US Billboard Hot nos Estados Unidos.

Rihanna, Kanye West e Paul McCartney – FourFiveSeconds

Juntar Rihanna, Kanye West e o ex-Beatles Paul McCartney numa só canção? Aconteceu e foi um sucesso. “FourFiveSeconds” faz parte do oitavo álbum da cantora Rihanna. Chegou ao quarto lugar da US Billboard Hot 100 e reacendeu a chama da McCartney, que já não via o seu nome nas tabelas desde 1992.

Carlão – Os Tais (Beja)

Após vários projetos, como os Dias de Raiva, os Da Weasel e os 5-30, Carlão aventura-se no mundo do Kimzoba. “Os Tais” faz parte do álbum a solo da ex-Da Weasel, que faz 40 anos em 2014. A receção foi positiva, e nota-se: é uma das canções que os portugueses mais ouvem no Spotify de Beja.

Fonte: Obeservador.

Partilha com os teus amigos...
Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0

Rodrigo Marques

Junho 11th, 2015

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CLOSE
CLOSE